Artrose nos joelhos, como Tratar?
Atualmente tratamos nossos pacientes com artrose nos joelhos de uma maneira diferente e mais individual em relação ao que era orientado em um passado recente.
Hoje em dia não é possível utilizarmos a mesma abordagem para todos os pacientes com artrose. Não existe uma receita de bolo que funcione para todo mundo. Isso porque a artrose é uma patologia extremamente multifatorial.
Artrose, na verdade, é o nome que damos quando nossa articulação está danificada. Então pode não ser uma causa apenas, mas na verdade esses danos ocorrem por uma série de fatores e situações, que pouco a pouco a comunidade médica começa a entender melhor. Na artrose temos degeneração e inflamação principalmente da cartilagem, dos meniscos, dos ossos e da membrana sinovial. Por isso alguns autores preferem o termo osteoartrite.Atualmente, somos capazes de identificar as condições causadoras desses danos. A essas condições podemos dar o nome de ALVOS.
Sabemos hoje que envelhecimento pode causar artrose (devido aos processos oxidativos e inflamatórios que ocorrem com o envelhecimento). Sabemos que fatores genéticos, obesidade, sedentarismo com falta de movimento/exercícios, artrites inflamatórias e autoimunes, membros desalinhados como geno varo (joelho do cowboy) ou geno valgo (joelho em X) e sequelas de traumas, todos podem causar artrose nos joelhos. Além disso doença0s metabólicas como síndrome plurimetabólica (associação de hipertensão arterial+diabetes+obesidade+colesterol alto) podem causam artrose... Poderia aqui citar dezenas de alvos, coisas que podemos procurar, identificar e tratar.
É identificando estes alvos e tratando cada um dos fatores que estão causando a destruição da cartilagem que conseguimos melhorar a dor e diminuir a velocidade de progressão da doença. Como por exemplo uso de palmilhas, controle de peso, tratamento clínicos das doenças de base, analgesia, condroprotetores, infiltrações com ácido hialurônico e principalmente um programa de exercícios com orientação do ortopedista associado a um fisioterapeuta ou educador físico. O joelho com artrose precisa de exercícios com baixo impacto com movimentos controlados para ajudar na lubrificação e melhorar amplitude de movimento da junta associado a fortalecimento muscular para melhorar os movimentos básicos do dia a dia, como por exemplo, musculação associado à bicicleta.
Quando o tratamento clínico não consegue melhorar a dor ou devolver a qualidade de vida, associado a idade do paciente, grau de desgaste avançado e/ou grandes desvios de membros a artroplastia total (prótese) de joelho é indicada.
Cada vez mais as próteses de joelhos estão evoluindo, com menores riscos cirúrgicos e maior durabilidade (alguns modelos com trabalhos relatando 25 anos de durabilidade) melhorando a dor e o principal restaurando a qualidade de vida do paciente permitindo até esportes de baixo impacto. Em um futuro próximo no Brasil se iniciará também o auxílio da cirurgia robótica nas artroplastias de joelho.
Fontes:
-World J Orthop. 18 de junho de 2020; 11 (6): 278-284 Publicado online em 18 de junho de 2020. doi: 10.5312 / wjo.v11.i6.278 Abordagem baseada em alvo para o tratamento da osteoartrite. Gustavo C de Campos, Antonio M Tieppo, Cyro S de Almeida Jr, Paulo C Hamdan, Wilson M Alves, Márcia U de Rezende -Inssal e Scott 5° ed 2015