Alzheimer: Primeiros sintomas
O Alzheimer é uma das doenças senis mais temidas, tanto para o paciente quando para o cuidador. Ter a possibilidade de esquecer quem é você e sua família é algo que preocupa.
Quando falamos da doença, a maior preocupação é o desconhecido, por isso saber reconhecer os sintomas é importante tanto para a tranquilidade da família quanto para um tratamento adequado.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva caracterizada pela deterioração cognitiva. Seus primeiros sintomas são vistos na memória de curto prazo e podem se estender, em formas graves, o esquecimento da fala, deglutição e até mesmo a contenção urinária e fecal.
A primeira fase afeta a memória de curto prazo, o paciente esquece de coisas simples e feitas recentemente, como por exemplo: esquecer se escovou os dentes, se trancou a porta de casa ou não recordar se já comeu; outro sintoma é a repetição frequente das mesmas perguntas.
É importante entender que no primeiro estágio, a memória de longo prazo está conservada, portanto acontecimentos passados e reconhecimento de amigos e família não são esquecidos.
Com o agravamento da doença outros sintomas vão surgindo: dificuldade em acompanhar conversas e raciocínio, dificuldade em dirigir e reconhecer caminhos, irritabilidade, incapacidade de encontrar palavras que expressam sentimentos, interpretações erradas de estímulos visuais e auditivos.
Buscar ajuda de um geriatra logo nesses primeiros sintomas é primordial. Ter o acompanhamento correto auxilia na rotina do paciente e no acompanhamento do agravamento da doença. O suporte auxiliará tanto o paciente, quanto a família.