Alimentação cariogênica x saúde bucal infantil
Podemos dizer que o maior vilão para a doença cárie é uma alimentação cariogênica. O que muitos não sabem, é que seus filhos podem estar consumindo esses alimentos como rotina.
Vamos entender primeiro o que são alimentos cariogênicos: São alimentos que tem maior potencial de causar a doença cárie.
A sacarose e glicose são as mais perigosas. Alguns exemplos são bolachas, bolos, sorvete, danoninhos, bebidas açucaradas (refrigerante, sucos industrializados e achocolatados), mel, doces em geral (chocolate, bala, pirulito).
Não estou aqui para dizer que esses alimentos são proibidos na vida das crianças, afinal, são uma delícia. Apenas não devem fazer parte da rotina, todos os dias. E não se esqueçam, antes dos 2 anos não devemos oferecer doce (1000 dias), então essas delícias apenas para maiores de 2 anos tá?
Importante vocês saberem: quanto mais pegajoso e aderente for o alimento açucarado, maior potencial cariogênico terá.
Alimentos ricos em carboidratos fermentáveis como chips, biscoitos, macarrão e arroz podem influenciar o processo de cárie de uma forma negativa, quando associados à não higienização correta.
O segredo é alimentação saudável, associada à correta higienização e claro, acompanhamento com odontopediatra.
Agora fica a reflexão, seus filhos estão consumindo muitos alimentos cariogênicos em sua rotina? Que tal tentar mudar?