Aleitamento Materno: Enfoque Odontológico
Além de influenciar o bom desenvolvimento ósseo da face e a correta dentição, o aleitamento materno oferece inúmeros benefícios para o crescimento e a saúde geral do bebê.
A amamentação é de fundamental importância para a saúde bucal e geral dos bebês. Nada a substitui em qualidade e como estímulo de desenvolvimento.
O leite materno representa uma fonte única de nutrição e proteção, perfeitamente equilibrado às necessidades dos lactentes. Previne infecções e alergias, doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão arterial, estimula o desenvolvimento da imunidade e do sistema digestivo e neurológico, além de fortalecer os laços afetivos. Crianças amamentadas apresentam maior QI, maior escolaridade e maior renda na vida adulta. Também beneficia a saúde da mulher, favorecendo a recuperação pós-parto, espaçando as gestações (quando praticado em livre demanda), prevenindo doenças e diminuindo o risco de câncer, como por exemplo, o de câncer de mama. Além disso, impacta positivamente sobre o meio ambiente (pois não gera lixo); sobre a economia (reduzindo os gastos da família e os gastos sociais em saúde pública); e como fator de prevenção à violência.
Quanto maior o tempo de amamentação, maiores os benefícios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as mães amamentem exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e continuem a oferecê-lo junto a outros alimentos até os dois anos de idade ou mais.
O aleitamento materno promove estímulos fisiológicos que contribuem para o crescimento e desenvolvimento orofacial. Durante a mamada, o complexo formado pela aréola e mamilo se adapta perfeitamente à cavidade bucal do bebê, enquanto são realizados movimentos de sucção com a língua e outros músculos em conjunto com a mandíbula. Assim, o leite é ordenhado, a sua produção estimulada ao mesmo tempo em que as estruturas recebem o estímulo necessário para crescerem e se alinharem, amadurecendo corretamente as funções da respiração, deglutição, fala e mastigação. Isso tudo se traduz em harmonia estética, oclusal e funcional, garantindo saúde e qualidade de vida.
Outro benefício importante para os dentes é a prevenção contra cáries dentárias. O aleitamento materno promove equilíbrio biológico, favorecendo o desenvolvimento de uma microbiota oral compatível com saúde. Tanto é que bebês em aleitamento materno exclusivo não precisam higienizar a boca após as mamadas, a fim de preservar os fatores imunológicos protetores que o leite materno deixa sobre a mucosa bucal.
A amamentação nem sempre é fácil, pois mais do que um ato biológico e natural, acaba sendo psicológica e socioculturalmente determinada. Por isso, a rede de apoio é fundamental. Procure investir em cursos de preparação para amamentar desde a gestação, participar de grupo de mães com experiências positivas e se cercar de profissionais que acreditem e apóiem o aleitamento materno, com empatia e respeito pelas escolhas de cada mãe e/ou família. Na Vivavita - Odontologia e Saúde, você encontra profissionais Amigos da Amamentação e Serviço de Aconselhamento Personalizado, para todas as fases da Amamentação, desde o seu estabelecimento, métodos complementares, laserterapia para tratamento de fissuras e mastites, introdução alimentar, volta ao trabalho, situações especiais e desmame. Amamentar é uma experiência única para a mãe e um presente para o bebê por toda a vida!