Acupuntura e os efeitos benéficos no Tratamento de Doenças Respiratórias
O tratamento complementar com a acupuntura combate os sintomas, como coriza, cansaço, dor no corpo e de garganta.
Com a chegada do inverno, as doenças que comprometem as vias respiratórias se tornam mais frequentes. As baixas temperaturas refletem diretamente no aumento do número de atendimentos de pessoas que apresentam bronquite, rinite, sinusite, alergias e resfriado. Cada vez mais indicada como técnica terapêutica, a acupuntura age com eficácia na prevenção e combate dessas e outras patologias típicas da época.
O Outono é caracterizado pelo clima seco e pode prejudicar o funcionamento do pulmão, o que facilita e ou agrava os problemas respiratórios.
Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), dentre as doenças respiratórias crônicas, a rinite é considerada a doença de maior incidência, no Brasil, e acomete cerca de 20 a 25% da população em geral. Outras doenças que também apresentam altos índices são a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
A acupuntura é uma técnica oriental milenar que, por meio de agulhas, estimula determinados pontos do corpo promovendo diversos benefícios e tratamentos para as mais diversas funções do organismo humano. Um dos principais diferenciais da acupuntura no tratamento de doenças respiratórias é o seu efeito imediato, pois com batem as secreções, redução de irritação nasal, desobstrução das vias aéreas, diminuição da falta de ar e melhora do sistema imunológico, minimiza reações alérgicas, reduz a intensidade das crises agudas e crônicas.
Desse modo, ao longo do tratamento com a acupuntura, pode-se, eventualmente, diminuir gradativamente a ingestão de medicamentos de uso contínuo e consequentemente, a redução dos efeitos colaterais que eles causam.
Muitos dos problemas de vias aéreas podem estar atrelados à parte emocional, por isso a acupuntura é uma boa opção de tratamento, por melhorar a ansiedade, o sono, além de aumentar as defesas do organismo, promovendo o bem-estar físico e emocional.