Acupuntura e Síndrome pós Covid-19
A Covid-19 causada pelo SARS-CoV-2 pode cursar com sequelas e complicações médicas, há evidencias que um quarto dos pacientes apresentam sintomas por pelo menos 1 mês e um em cada 10 ainda não se sentem bem 12 semanas após a recuperação inicial. Em um dos trabalhos, realizado com 100 pacientes, 80% desenvolveram um ou mais sintomas desta síndrome.
Os cinco sintomas mais comuns são cansaço, dor de cabeça, queda de cabelo, distúrbio de atenção, falta de ar.
Aumento da intensidade de dores já existentes, dor muscular generalizada, ausência do olfato e do paladar e tosse também são queixas comuns mesmo em casos leves a moderados.
Os pacientes graves, entubados ou não, mas que tiveram um período longo de internação com certeza terão recuperação ainda mais demorada, necessitando seguimento e cuidados com equipe multidisciplinar.
Além disso não podemos nos esquecer do comprometimento emocional, do medo, da ansiedade que a maioria das doenças gera, sendo que neste caso a transmissibilidade do vírus impõe um isolamento que faz todo esse processo ser ainda mais penoso.
Neste contexto a acupuntura pode ser um recurso valioso para aliviar vários destes sintomas: o cansaço, as dores, a ansiedade, perda de olfato e paladar entre outros.
O tratamento levará a uma recuperação mais rápida e facilitará o trabalho dos outros profissionais que por acaso se façam necessários.