Acupuntura como tratamento de lesões causadas na prática esportiva
Tradicional técnica da medicina chinesa e importante especialidade médica ocidental, a Acupuntura vem ganhando cada vez mais espaço entre os atletas. Quem corre, pedala ou pega peso na academia convive com dores e lesões que atrapalham o rendimento e muitas vezes levam ao afastamento da atividade.
A inserção das agulhas estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A mensagem gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos, até o sistema nervoso central, medula e cérebro.
Desse modo, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além de acelerar a recuperação muscular e dos tendões. Tem também ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
Com todos esses efeitos a Acupuntura tornou-se, portanto, uma forte aliada para os milhares de desportistas que buscam conforto rápido e eficiente, já que age diretamente no tratamento das lesões causadas na prática esportiva, devido à melhora da condição física geral e ao modular a plasticidade muscular.
Ela tem sido muito utilizada no tratamento de lesões ligadas ao esporte (musculares e tendíneas) já que seus inúmeros benefícios auxiliam muito os atletas a terem um alto rendimento. Além disso, ela também é utilizada como recurso terapêutico para dores crônicas e agudas de diversas origens e para o controle da dor durante alguns processos cirúrgicos.
Os especialistas lembram ainda que os benefícios da acupuntura vão além do tratamento do local lesionado, tendo influência sobre a ansiedade e o sono, por exemplo, pontos cruciais na vida de um atleta.
Um dos preceitos da medicina tradicional chinesa é atender o paciente como um ser único, integral: enxergar o indivíduo como um todo, respeitando as suas individualidades. A partir da consulta com seu médico acupunturista o diagnóstico é realizado e a escolha dos pontos a serem utilizados é feita. Cada paciente responderá de acordo com a sua capacidade genética para esses estímulos.
Sua eficácia é observada por gerar um alívio da dor mais duradouro e acelerar a recuperação das lesões causadas na prática de esportes. Pode ser associada aos tratamentos convencionais como fisioterapia e uso de medicamentos, potencializando suas ações. Por isso é tratamento de escolha entre esportistas.