Abdominoplastia: o que você precisa saber antes de fazer
A cirurgia plástica de Abdominoplastia é um procedimento para remover o excesso de pele e gordura do abdômen e reposicionar os músculos da parede abdominal. A musculatura desta região ganha novo tônus em função do procedimento proporcionando contorno ao corpo.
A Abdominoplastia não tem como objetivo a perda de peso e sim dar forma ao abdômen que sofreu alterações e perdeu seu contorno natural. A cirurgia do abdômen ajuda na conquista de um corpo mais firme e bonito. Os resultados perduram se forem associados a uma alimentação adequada e com a prática de exercícios físicos.
Dentre as técnicas cirúrgicas existentes, o médico vai verificar a mais indicada para cada caso respeitando a anatomia de cada pessoa, bem como o tempo de cirurgia, de internação e o tipo de anestesia que será utilizado.
A Abdominoplastia não é indicada para eliminar estrias, pois a remoção das estrias abaixo do umbigo ocorre naturalmente, quando ela está junto ao excesso de pele a ser retirado, sendo uma consequência e não uma indicação cirúrgica. Já as pacientes que desejam engravidar devem esperar para realizar o procedimento, ou terão os resultados comprometidos devido à gestação.
As complicações são raras devido ao preparo realizado no pré-operatório e os cuidados oferecidos durante e após a cirurgia. A paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório. Em alguns meses o paciente já poderá observar um resultado mais natural e definitivo.
Antes da cirurgia, programe sua vida diária e social nos dias seguintes à cirurgia, respeitando os cuidados necessários, pois algumas recomendações deverão ser seguidas à risca. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa e são solicitados exames laboratoriais. É importante que o paciente esteja em boas condições de saúde para realizar a cirurgia.
O procedimento deve sempre ser realizado por cirurgiões plásticos habilitados, o título de especialista do cirurgião é emitido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no endereço eletrônico www.cirurgiaplastica.org.br. Quando realizada por cirurgião plástico habilitado, em hospitais equipados e em pacientes saudáveis, este é um procedimento com índice de complicações muito baixo.
O paciente deve buscar o melhor resultado dentro de sua realidade, sem a expectativa de ficar parecido com alguém, por isso o ideal é conversar sobre as expectativas com o médico para verificar o que realmente pode ser feito no seu caso, pois a perfeição não existe. A Cirurgia Plástica é um dos caminhos para conquistar mais autoconfiança e melhorar a qualidade de vida.