A adaptação do aparelho auditivo da criança é igual a do adulto?
Perda auditiva é qualquer alteração no sistema auditivo (orelha externa, média, interna ou vias centrais) que cause uma diminuição da capacidade de audição. Toda perda auditiva precisa ser bem diagnosticada, quanto ao grau e em qual parte do sistema auditivo ela ocorre, e deve ser tratada.
O seu médico otorrinolaringologista vai indicar tratamento medicamentoso ou cirúrgico quando possível e se a perda auditiva por permanente ou não houver outra forma de tratamento a curto prazo vai indicar o uso do aparelho auditivo.
No adulto a perda auditiva não tratada leva a dificuldade de comunicação, isolamento social, tristeza, perda de memória e diminui consideravelmente a qualidade de vida. Na criança ainda levará a dificuldade no desenvolvimento de linguagem oral, dificuldade em desenvolver habilidades de socialização, dificuldades escolares e dependendo do grau da perda auditiva até dificuldades cognitivas.
A criança está em desenvolvimento e todas as perdas auditivas devem ser rapidamente tratadas e reabilitadas para que possa usar a capacidade do seu cérebro em se adaptar ao seu favor!
Tanto para o adulto quanto para a criança o sucesso da adaptação depende do profissional fonoaudiólogo selecionar o aparelho auditivo de acordo com o tipo e grau da perda auditiva, condições anatômicas e médicas da orelha e as necessidades do dia a dia de cada um.
Devemos lembrar que a criança tem necessidades especificas, existem regras para prescrever o ganho do aparelho auditivo desenvolvidas especialmente para crianças e as medidas de verificação do funcionamento do aparelho são ainda mais importantes, pois muitas vezes a criança não pode relatar o que está sentindo.
As crianças estão ocupadas crescendo e aprendendo. Elas experimentam uma grande variedade de ambientes de som todos os dias, e sua capacidade de entender o discurso onde quer que estejam é vital para seu desenvolvimento e confiança.
Elas precisam de um aparelho auditivo com sinal de fala claro e distinto e que se mantenham as informações de sons ambientais com naturalidade.
Ainda na adaptação infantil não podemos esquecer o sistema FM ou microfone remoto, que será utilizado principamente em ambiente escolar, permitindo que receba a voz do professor claramente em seus ouvidos sem influência do fator de distância ou outras conversas e barulhos de fundo.
Para maior aceitação e durabilidade, os aparelhos devem ser robustos para resistir a pancadas e quedas da vida ativa das crianças, resistentes a água e poeira, podem ser coloridos e com luzes indicativas de led para facilitar a vida dos pais!
Além do recurso tecnológico adequado, a terapia fonoaudiológica é essencial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas oral e escrita !