A Verdade sobre pé chato na infância
3 maneiras de prevenir as dores e consequências de um pé chato durante a primeira infância.
O pé plano, popularmente conhecido como chato, ocorre quando a curvatura interna da sola do pé apresenta-se diminuída ou ausente. Como consequência, a sola dos pés fica toda em contato com o chão. É muito normal que os bebês tenham pés planos. O acúmulo de gorduras, conciliada à debilidade dos ligamentos, fazem com que os pés dos bebês não apresentem o arco na planta dos pés. A partir dos dois anos inicia-se a formação do arco, espontaneamente, pelo próprio crescimento da criança. Este desenvolvimento pode ocorrer até os seis anos ou mais.
Consequências
Em um primeiro momento, essa condição não causa grandes prejuízos a criança, mas ao longo da vida adulta e dependendo do quanto a pisada sofre desvio, podem surgir complicações. Os problemas mais comuns são dores na região do tornozelo, joelhos quadril e até mesmo coluna. Deformidades como joanete e calos também são comuns com esse tipo de pisada.
O desenvolvimento saudável
Andar descalço, pular, caminhar na areia, na grama e no chão de terra batida, ajudam a formar o arco do pé na criança. Além do estímulo com atividades físicas como ballet, lutas em geral, natação, etc.
Indicação para tratamento
Se a criança apresentar dor nos pés, dor no tornozelo, ou dor na “batata” da perna podem ser sintomas do desalinhamento dos pés e descarga de peso errada e assim se faz necessário um tratamento específico.
Alguns ortopedistas e fisioterapeutas aconselham o uso de palmilhas principalmente quando há queixa de dor.
É fundamental realizar uma avaliação para melhor orientação. A partir disso é possível realizar a montagem de uma palmilha personalizada de acordo com a individualidade de cada caso. Elas são fabricadas com material termo moldável que molda toda a estrutura do pé. São bem leves e finas, além de serem adaptáveis na maioria dos calçados fechados.
Algumas indicações:
• Alterações Posturais: Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose;
• Perna mais curta (Discrepância de membros inferiores);
• Pé plano (chato);
• Joelho varo e valgo (joelho com desvio para dentro ou para fora);