A Trombose e os Problemas Circulatórios
Trombose é um distúrbio vascular causado pela formação de um coágulo de sangue (trombo) dentro de um vaso sanguíneo (veia ou artéria), impedindo ou interrompendo o fluxo de sangue.
Esses trombos podem obstruir a circulação no local ou, na pior hipótese, atingir os pulmões, bloqueando a oxigenação do sangue (embolia pulmonar). Sabemos que existem fatores que favorecem a ocorrência das tromboses, como por exemplo: hipertensão, obesidade, sedentarismo, tabagismo, imobilização prolongada, gravidez, diabetes, varizes, traumatismos, certos procedimentos cirúrgicos ou uso de pílulas anticoncepcionais, antecedentes familiares, etc.
Há dois tipos de trombose: Arterial e venosa.
As tromboses arteriais promovem lesões com maior repercussão clínica por obstruir o fluxo de oxigênio ao tecido ou órgão em questão. Por exemplo: trombose na artéria coronária ocasiona o infarto do miocárdio; trombose em artéria cerebral acarreta o Acidente Vascular Cerebral(AVC), etc.
Na trombose venosa, que segundo as estatísticas ocorre em 90% dos casos nos membros inferiores, a repercussão clínica e o tratamento dependerá da extensão, localização, doenças associadas do paciente. Sendo assim, é de suma importância a avaliação do Cirurgião Vascular para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível.
Sabe-se também que indivíduos onde ocorra tromboflebites (inflamações com trombos em veias superficiais) de repetição, há uma maior chance em ocorrer uma trombose venosa profunda.
Na maior parte dos pacientes, as varizes podem estar presentes por longos anos, e as complicações não ocorrerem, felizmente; porém o tratamento não deve ser postergado porque estas complicações (entre elas as tromboflebites e tromboses) podem surgir em uma idade avançada, onde o tratamento efetivo pode não mais ser estabelecido.
Para evitar a trombose recomenda-se:
• Não fumar;
• Manter o peso equilibrado e dentro do IMC ;
• Após algum tipo de cirurgia é conveniente colocar o corpo em movimento;
• Diabéticos e hipertensos devem seguir uma dieta rigorosa e não parar a medicação;
• Praticar regularmente exercícios físicos;
• Mulheres cuja idade seja superior a 35 anos, devem tomar cuidado com o uso de pílulas anticoncepcionais;
• Tratamento efetivo de varizes de membros inferiores.
Devido ao grande número de medicamentos e técnicas invasivas para o tratamento das tromboses, é importante o diagnóstico precoce, a escolha do melhor tratamento e o acompanhamento médico regular por longo tempo.
Todos os esforços são para que o indivíduo não venha a sofrer consequências graves, como a embolia pulmonar ou sequelas circulatórias, como dermatite ocre, insuficiência venosa crônica, eczemas, úlceras varicosas, etc.
Com a correta abordagem da trombose venosa ou arterial, podemos obter os melhores resultados diminuindo as complicações e proporcionando uma melhor qualidade de vida para tais indivíduos.