A TPM pode ser tratada pela Acupuntura com ótimos resultados!
Cerca de 90% das mulheres atualmente sofrem da tão temida TPM (Tensão Pré-Menstrual) afetando as atividades do dia a dia do universo feminino seja no trabalho, em casa e na vida social.
A Acupuntura atua eficientemente no tratamento das dores (cólicas, dores de cabeça, dores nas pernas e nas costas) e outros sintomas (irritabilidade, edema e dores nas mamas, insônia, entre outros) típicos dos quadros de TPM; como também tem sua eficácia aumentando a diurese (reduzindo assim os inchaços) e controlando as alterações emocionais e a ansiedade. Somente por estas questões, a Acupuntura já tem sua indicação para o tratamento sintomático da TPM! E com excelentes resultados, comparando-se ao tratamento com medicamentos, já que a técnica de utilização das agulhas não possui nenhum efeito colateral.
No documento “Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials”, publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ficou comprovado que o tratamento com a Acupuntura proporcionou, em 92% dos casos, o alívio total dos sintomas da TPM, sem recidiva por seis meses, diminuindo as dores menstruais em 91% dos casos.
Basicamente, o tratamento consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo, que são capazes de proporcionar ao organismo recursos para o equilíbrio psicofísico. Acupuntura, associada a uma boa alimentação, atividade física moderada e boas noites de sono, pode proporcionar ótimos resultados contra a TPM, tanto no período sintomático, como também no tratamento profilático.
Normalmente, inicia-se o tratamento da TPM pela Acupuntura com series de 10 a 20 sessões, com uma a duas aplicações semanais, de acordo com cada quadro. Caso seja necessário, pode-se estabelecer intervalos diferentes entre as sessões, conforme a resposta terapêutica da paciente.
Durante o tratamento, é possível observar uma diminuição progressiva da intensidade e frequência dos sintomas. E, em grande parte dos casos, esses efeitos (sintomáticos, analgésicos, diuréticos e ansiolíticos) podem ser observados imediatamente, após cada aplicação; com duração variável de horas a dias, conforme a gravidade de caso.
Na medida que os resultados esperados são atingidos, pode-se diminuir a frequência das aplicações. Diante deste fato, também, pode-se aumentar os períodos de intervalo entre as séries. E, daí em diante, o profissional médico irá definir qual a melhor frequência das aplicações para cada paciente, dependendo da sua resposta terapêutica, que é individual e única em cada mulher.
Portanto, podemos concluir que a Acupuntura, associada a uma boa alimentação, atividade física moderada e boas noites de sono, proporciona ótimos resultados contra a TPM; tanto no período sintomático, como também no tratamento profilático, antecipando-se aos tão indesejáveis sintomas deste mal que atinge a grande maioria das mulheres.