A Ousadia de me permitir ser quem Sou
Há muitos séculos, as mulheres vêm lutando por mais liberdade, por direitos até então garantidos apenas aos homens, bem como por tratamento igualitário nas diferentes esferas da sociedade. Apesar de hoje essa luta ainda se mostrar necessária, elas ganharam voz na família, no esporte, na política e nas empresas, dentre muitos outros espaços em que, por muito tempo, a figura masculina detinha o poder de decisão.
Devido a essas conquistas, muitas possuem uma dupla jornada porque gerenciam as demandas do trabalho e também ainda precisam se mostrar presentes na coordenação de questões concernentes ao lar, havendo, portanto, uma exaustão da qual nunca (ou quase nunca) se sentem livres. Acabam dispensando muita energia pessoal em prol dos outros, das obrigações cotidianas e dos negócios, não possuindo mais tempo para estar consigo mesmas. Isso traz o risco de não terem mais um contexto apropriado para verdadeiramente focarem em seus desejos e suas necessidades pessoais, o que pode lhes dar a sensação de uma plenitude inalcançável obstante todos os esforços realizados.
Dessa forma, paralelamente ao empoderamento social e profissional vigente, é importante que cada mulher busque seu empoderamento emocional, o que a tornará mais assertiva, mais forte e mais segura em todas as tomadas de decisões que a sociedade contemporânea exigir. Uma poderosa ferramenta de autoconhecimento nesse sentido é o Eneagrama, que é um sistema milenar de estudo de personalidades humanas, capaz de determinar as limitações e as potencialidades de um indivíduo em direção as suas metas, proporcionando, ao mesmo tempo, mecanismos para otimizar seus pontos fortes e para romper suas barreiras emocionais.
Olhar para nós mesmos proporciona a oportunidade de acertar mais nas escolhas de nossa jornada pessoal, pois é dentro de nós que se encontra a bússola que nos conduz mais rapidamente para uma vida mais plena. Desbravar o mundo exterior é um ato de coragem sim! No entanto, desbravar nosso mundo interior e permitirmo-nos ser quem realmente somos é mais que coragem, é OUSADIA!