A Importância do pediatra na Família do século XXI
A pediatria, junção de duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de cura) é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos, de zero a 19 anos.
O Pediatra, além de cuidar diretamente da saúde infantil, presta auxílio e orientações à família desde a consulta Pré-Natal, falando como esse casal deve se preparar para a chegada do novo membro e, após o grande dia do nascimento, grandes temas são abordados ao longo das consultas mensais, como aleitamento materno, retorno da mãe à rotina do trabalho, introdução alimentar, combate a obesidade, prevenção de acidentes, vacinação (básica e privada), desenvolvimento neuropsicomotor, escola (adaptação e infecções recorrentes escolares), estímulo aos enfrentamentos de dificuldades escolares, sociais e sexuais.
Hoje sem dúvida temos um modelo familiar muito diferente daquele de quando se iniciaram as práticas com pediatria, no Brasil em 1910.
Atualmente as famílias são mais informadas, porém nem sempre bem informadas, são mais críticas, mais exigentes, devemos assim ter consultas diferenciadas família a família, deve existir uma confiança entre pais - pediatra - criança.
Tente seguir às orientações do seu pediatra, cuidado com automedicação, cuidado com redes sociais inapropriadas, aproveite ao máximo sua consulta mensal e se preocupe com tratamento de qualidade, consulta ao pediatra está muito além de checar peso e altura do seu filho.