A Importância do Fortalecimento Pélvico
A Fisioterapia Pélvica é uma das especialidades que ajuda a preparar o corpo da mulher para a gestação e o parto, permitindo que ela possa desfrutar desse momento com conforto e segurança independentemente da via de parto (cesárea ou vaginal).
Além de fortalecer os músculos da região lombopélvica e auxiliar na redução da dor os exercícios previnem possíveis disfunções, como a incontinência urinária e a diástase abdominal, contribuindo para melhorar a qualidade da gestação e facilitar a recuperação da mulher no pós-parto.
Por esse motivo o profissional especializado avalia os músculos do assoalho pélvico além de outras modificações e alterações como a respiração, o condicionamento físico, a mobilidade pélvica e do quadril, o edema de membros inferiores e a dor lombar e pélvica.
Os objetivos variam de acordo com o desejo da gestante e o período gestacional em que ela se encontra. Inicialmente trabalha-se a consciência corporal, incluindo da musculatura de assoalho pélvico que tem função de continência urinária e anal, na atividade sexual e no parto vaginal.
Mais à frente, em resposta à ação hormonal, a pelve da mulher fica mais flexível para possibilitar a descida e o encaixe do bebê sendo trabalhado com maior foco posturas e exercícios específicos que auxiliam a diminuição do tempo de trabalho de parto, aumento da dilatação do colo uterino e reduzem a dor.
Realiza-se também treino da musculatura do assoalho pélvico que engloba fortalecimento, relaxamento além de técnicas para prevenção de laceração durante o parto. Para isso, mais na reta final, ressalta-se a massagem perineal que busca alongar a musculatura vaginal permitindo maior distensibilidade muscular e o EPI-NO que busca trabalhar a consciência corporal e vaginal da mulher deixando-a mais segura e ativa para a hora do parto principalmente na fase expulsiva do nascimento.
Esses exercícios específicos auxiliam a mulher a entender o que acontecerá durante o trabalho de parto, e a prepara fisicamente e psicologicamente para esse momento especial.
Além de exercícios também é realizado orientação e informação para o dia do parto através da educação em saúde que dão a essas mulheres autonomia e liberdade para realizarem suas escolhas de forma consciente.