A Importância do Exercício Físico no processo de Emagrecimento
Atualmente, a obesidade é considerada um ponto de gênese na etiologia de várias doenças metabólicas e um dos maiores problemas de saúde pública. Informações da VIGITEL revelaram que em 2013, 50,8% da população brasileira estava acima do peso e 17,5% estava obesa!
Diversos estudos são conclusivos em afirmar que se manter no peso ideal é fundamental para evitar diversos tipos de doenças como Diabetes Tipo 2, Hipertensão, AVC e Parkinson.
Quando pensamos em emagrecimento, há estudos indicando que uma alimentação balanceada e equilibrada promove queda nos números da balança de forma mais acentuada do que se exercitar. Porém, há um questionamento a ser feito.
Segundo Antonio Herbert Lancha Jr, um dos maiores nomes da ciência no mundo, quando o assunto é emagrecimento saudável e sustentável, o sucesso de um programa de emagrecimento avaliado simplesmente por quilos não é uma tática confiável, porque podemos perder músculo enquanto mantemos a porção de gordura praticamente intacta.
Os benefícios da prática regular de exercícios físicos já são amplamente conhecidos por todos e, praticamente, inquestionável pela ciência.
O praticante regular de exercícios físicos aumenta as suas chances de viver mais tempo, dormir melhor, sentir-se melhor e mais feliz e, ainda, pode ser uma oportunidade de diversão e socialização.
Durante o processo de emagrecimento e para a manutenção de um baixo percentual de gordura corporal, é essencial a prática de exercícios físicos. O Professor John Holloszy da Universidade de Washington comprovou, em estudos, que as células ganham unidades extras de mitocôndrias sob estímulo de um exercício e são essas organelas celulares que convertem a gordura em energia. Mexer o corpo ainda as torna, digamos mais acelerada. Como consequência, as reservas gordurosas são consumidas e a circunferência abdominal diminui!
Portanto, pensando em emagrecimento definitivo e saudável, é fundamental o acompanhamento de um nutricionista e associar uma boa alimentação aos exercícios, preferencialmente do seu gosto, que lhe traga prazer e que consiga ser feito de forma regular e essencialmente orientado por um profissional de Educação Física.