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  • Juliana Frias Carneiro
  • 569 Visualizações
  • 11/11/2020

A Importância do Brincar

O desenvolvimento infantil ocorre em uma sequência com previsibilidade, com comportamentos específicos e observáveis em níveis para cada período de vida das crianças.

Como um exemplo de sequência típica de desenvolvimento, considere as habilidades motoras: primeiramente a criança aprende a levantar a cabeça e depois a usar os braços para se levantar do chão. Em sequência, aprendem a engatinhar, e depois a andar.

De maneira comparável ao desenvolvimento de habilidades motoras, os repertórios de brincar e sociais também tendem a se desenvolver em uma sequência previsível com os principais comportamentos que surgem no início da infância.

As brincadeiras surgem com o incentivo e mediação de um adulto produzindo repertórios importantes para a aprendizagem de várias outras habilidades ao longo do desenvolvimento. Sendo assim, a brincadeira quando estimulada precocemente prepara o terreno para janelas de oportunidades.

A aquisição das habilidades de brincar e da interação social tem sido constantemente reconhecido por profissionais e pesquisadores na área da educação, da Psicologia, da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e outras relacionadas.

Esse reconhecimento vasto se deve a um corpo robusto de pesquisa que vincula a proficiência em brincadeiras e habilidades sociais ao funcionamento físico, cognitivo e emocional, além de pesquisas que demonstram que intervenções que melhoram as brincadeiras e habilidades sociais das crianças também podem ocasionar ganhos em outras áreas como da linguagem, acadêmicas e desenvolvimento de habilidades motoras.

As oportunidades de aprendizado precisam ser constantemente inseridas no contexto da brincadeira e da interação social ao longo da infância, e comportamentos mais complexos como compartilhar atenção, troca de turnos e tomadas de decisões, tornam-se necessários para as crianças interagirem e brincarem umas com as outras. Quando esses comportamentos de brincar são reforçados, se tornam mais propensos a aumentar a frequência, e cada vez mais elaborados.

Crianças com atraso no desenvolvimento apresentam dificuldades na aquisição destes repertórios, necessitando de um plano de intervenção que favoreçam o nivelamento de forma ampla em todos os domínios.

Cabe aos profissionais orientar os pais sobre os procedimentos para o brincar com funcionalidade como extensão do ambiente clínico, bem como saber reforçar os comportamentos socialmente relevantes da criança. Oferecer muitas oportunidades combinando reforços arbitrários ou sociais, contribuem para que a criança aprenda novas formas e modelos de brincar.

Essas primeiras interações entre pais e filhos preparam a criança para o ensino de outras habilidades importantes, incluindo imitações generalizadas e formas mais complexas de comunicação.

Por fim, qualquer criança, independente de diagnóstico, podem aprender a se envolver em alguma forma de brincadeira e interação social.

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  1. Juliana Frias Carneiro says:
    CRP 6/91995

    Psicólogo

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