A Importância do Brincar
O desenvolvimento infantil ocorre em uma sequência com previsibilidade, com comportamentos específicos e observáveis em níveis para cada período de vida das crianças.
Como um exemplo de sequência típica de desenvolvimento, considere as habilidades motoras: primeiramente a criança aprende a levantar a cabeça e depois a usar os braços para se levantar do chão. Em sequência, aprendem a engatinhar, e depois a andar.
De maneira comparável ao desenvolvimento de habilidades motoras, os repertórios de brincar e sociais também tendem a se desenvolver em uma sequência previsível com os principais comportamentos que surgem no início da infância.
As brincadeiras surgem com o incentivo e mediação de um adulto produzindo repertórios importantes para a aprendizagem de várias outras habilidades ao longo do desenvolvimento. Sendo assim, a brincadeira quando estimulada precocemente prepara o terreno para janelas de oportunidades.
A aquisição das habilidades de brincar e da interação social tem sido constantemente reconhecido por profissionais e pesquisadores na área da educação, da Psicologia, da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e outras relacionadas.
Esse reconhecimento vasto se deve a um corpo robusto de pesquisa que vincula a proficiência em brincadeiras e habilidades sociais ao funcionamento físico, cognitivo e emocional, além de pesquisas que demonstram que intervenções que melhoram as brincadeiras e habilidades sociais das crianças também podem ocasionar ganhos em outras áreas como da linguagem, acadêmicas e desenvolvimento de habilidades motoras.
As oportunidades de aprendizado precisam ser constantemente inseridas no contexto da brincadeira e da interação social ao longo da infância, e comportamentos mais complexos como compartilhar atenção, troca de turnos e tomadas de decisões, tornam-se necessários para as crianças interagirem e brincarem umas com as outras. Quando esses comportamentos de brincar são reforçados, se tornam mais propensos a aumentar a frequência, e cada vez mais elaborados.
Crianças com atraso no desenvolvimento apresentam dificuldades na aquisição destes repertórios, necessitando de um plano de intervenção que favoreçam o nivelamento de forma ampla em todos os domínios.
Cabe aos profissionais orientar os pais sobre os procedimentos para o brincar com funcionalidade como extensão do ambiente clínico, bem como saber reforçar os comportamentos socialmente relevantes da criança. Oferecer muitas oportunidades combinando reforços arbitrários ou sociais, contribuem para que a criança aprenda novas formas e modelos de brincar.
Essas primeiras interações entre pais e filhos preparam a criança para o ensino de outras habilidades importantes, incluindo imitações generalizadas e formas mais complexas de comunicação.
Por fim, qualquer criança, independente de diagnóstico, podem aprender a se envolver em alguma forma de brincadeira e interação social.