
A Importância da Fisioterapia Cardiorrespiratória no Pré-Operatório
Prevenção e recuperação antes da cirurgia
Muitas pessoas só lembram da fisioterapia no pós-operatório, mas a preparação antes da cirurgia é tão importante quanto, especialmente quando falamos da fisioterapia cardiorrespiratória.
Durante o pré-operatório, o corpo se prepara para enfrentar um grande desafio: a cirurgia. Nesse período, a função pulmonar e a capacidade cardiovascular podem ser determinantes para reduzir riscos e acelerar a recuperação. É aí que entra o trabalho do fisioterapeuta cardiorrespiratório.
Através de técnicas específicas, exercícios respiratórios e fortalecimento da musculatura envolvida na respiração, é possível melhorar a oxigenação, aumentar a resistência física e preparar o paciente para suportar melhor o procedimento cirúrgico.
Pacientes que realizam essa preparação costumam apresentar menor incidência de complicações respiratórias, como pneumonias ou atelectasias, e têm uma recuperação mais rápida, com menos tempo de internação.
Além disso, a fisioterapia cardiorrespiratória no pré-operatório ajuda a reduzir a ansiedade, já que o paciente aprende a respirar de forma mais eficiente e percebe que tem um papel ativo na própria recuperação.
Seja para cirurgias cardíacas, abdominais, ortopédicas ou procedimentos bariátricos, investir na fisioterapia antes da operação é investir em segurança, qualidade de vida e melhores resultados.