A Função médica no Laboratório de Análises Clínicas
Provavelmente, você já fez muitas vezes o exame de sangue, ou por indicação médica, ou por vontade própria, mas nunca parou para pensar no local para onde a amostra de sangue é levada, armazenada e examinada. A princípio, para o Laboratório de Análises Clínicas. Mas, afinal, do que se trata esse laboratório?
É o lugar onde as amostras de fluidos corporais, isto é, de líquidos originários do corpo humano (sangue, urina, fezes etc.), são examinados com o objetivo de detectar alguma doença ou anormalidade do corpo humano. Sem essa análise, é impossível fornecer ao médico as informações necessárias para prevenir, tratar e acompanhar um paciente enfermo.
Um dos profissionais que atuam nos laboratórios clínicos é o Patologista Clínico, um médico especializado em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, pós-graduado na atividade teórica e na realização de exames laboratoriais em diversas áreas clínicas. São eles os profissionais qualificados para recomendar, orientar e esclarecer dúvidas sobre os testes laboratoriais.
Hoje em dia, a especialidade médica denominada Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pode formar médicos especialistas, generalistas ou médicos especializados em uma das seguintes áreas laboratoriais:
Administração ou gestão laboratorial;
Bacteriologia;
Biologia Molecular;
Bioquímica;
Citologia;
Coagulação;
Endocrinologia;
Genética;
Hematologia;
Imunologia;
Radioimunoensaio;
Informática;
Líquido cefalorraquidiano;
Marcadores tumorais;
Micobacteriologia;
Micologia;
Monitoramento de drogas;
Sorologia;
Toxicologia;
Triagem neonatal;
Virologia;
Além dessas áreas, o Patologista Clínico também pode atuar em pesquisas, no desenvolvimento de tecnologias na área da saúde, na consultoria médica nas etapas pré-analítica, analítica e pós-analítica dos exames, nas auditorias dos laboratórios, em educação continuada e na consultoria de qualidade laboratorial.
É importante dizer, também, que o grande diferencial desse médico é o suporte às especialidades por meio da discussão de casos clínicos, orientações sobre solicitações de exames, esclarecimentos sobre metodologias analíticas adequadas, geração de hipóteses diagnósticas, desestimulação da solicitação de exames ou técnicas desnecessárias, orientações e esclarecimentos sobre a etapa pré-analítica dos exames e, por fim, o auxílio na implementação de protocolos clínicos.
Cada vez mais o laboratório e a interpretação dos resultados dos exames laboratoriais têm papel fundamental nos diagnósticos, prognósticos e tratamentos. Consulte a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) para conhecer mais sobre essa especialidade tão importante para a Medicina.