A Consulta de sucesso na Cirurgia Plástica
De diversas formas a qualidade final e sucesso na cirurgia Plástica se dá pelo produto entre planejamento e perfeita preparação pré-operatória. Esse padrão deve estar bem sedimentado para a equipe e paciente e é durante a consulta médica que está o segredo do sucesso. Nela o paciente deve se sentir à vontade de expor todos os seus desejos e o cirurgião deve estar apto a interpretar tudo de modo realista, alinhando as possibilidades de resultado cirúrgico com o que o paciente busca e necessita. Essa talvez seja a parte mais difícil e bela da profissão do Cirurgião Plástico, a consulta médica.
Vejo um triste aumento no número de “profissionais” que tratam os procedimentos plásticos estéticos de modo tabelado, como se tudo que o cirurgião fizesse fosse pré-definido por uma régua aplicável ao simples desejo do paciente. Ledo engano. A cultura para a segurança dos pacientes é uma política que deve permear todas as ações da cirurgia plástica.
Quando trabalho, por exemplo, com pacientes pós-bariátricos ou cirurgias reconstrutivas os desafios são imensos. Sabemos que cada cirurgia será cercada de diversas nuances que se não forem muito bem discutidas nas primeiras consultas podem levar a complicações graves.
Embora na maioria das vezes já tenha se livrado das comorbidades do obeso, como hipertensão, diabetes e apneia obstrutiva do sono, podem estar presentes outros complicadores que devem ser levados em consideração em vista dos procedimentos que serão realizados. Já quando a cirurgia é puramente estética, a explicação da técnica, desafios e o completo esgotamento das dúvidas dos pacientes torna-se primários.
Uma nova consulta, poucos dias antes do procedimento, com certeza deve estar no planejamento. Nesta, a cirurgia é revisada, todos os pontos relacionados à segurança são repassados, além de confirmadas expectativas, objetivos e detalhes como próteses e medicações.
O seu resultado vai depender muito dessa rotina. Percebo em minha experiência que o paciente bem visto e orientado, além de todos os benefícios óbvios, tem ainda a tranquilidade e confiança necessárias na equipe que irá cuida-lo. Isso também gera um clima favorável e muito menos traumático ao paciente.
A enorme procura pela especialidade mostra que devemos focar na qualidade do serviço prestado. Ter paz e tranquilidade na busca da satisfação com a sua imagem é um direito do paciente. E é um dever do Cirurgião Plástico não poupar esforços para proporcionar aos seus pacientes o melhor acolhimento, segurança e resultado.