A Arte da Harmonização Facial
Atualmente este tema tem sido abordado com frequência tornando-se uma busca crescente em consultórios dermatológicos. A harmonização facial consiste em uma associação de procedimentos cujo objetivo é complementar ou devolver a estética mais agradável para a face. Mas porque esse assunto se tornou tão importante e significante nos dias de hoje?
Desde a antiguidade, a proporção é uma parte importante do equilíbrio da beleza, ainda que os gregos e os romanos tenham um conceito mais amplo sobre o tema do que a civilização contemporânea: a simetria juntamente com a textura da pele era para eles a definição de rosto atraente. No Egito o padrão de beleza foi definido pela rainha Nefertiti (Naftaiyta – a beleza chegou), que é talvez a imagem facial mais bela que o mundo já conheceu, onde o rosto perfeitamente simétrico, lábios carnudos, ausência de rugas, bochechas elevadas, além de um contorno facial bem definido se tornaram um ideal de beleza a ser perseguido até a atualidade.
Na juventude, o rosto é moldado como um triângulo invertido, com o ápice voltado para baixo promove um terço médio mais definido, com o passar dos anos o processo natural do envelhecimento intrínseco e extrínseco provoca uma mudança estrutural da face fazendo com que os contornos e o volume sejam perdidos, ou seja, deixando esse rosto com o aspecto mais quadrado.
Essas modificações estruturais decorrentes do envelhecimento, embora sejam normais, são consideradas inestéticas e têm levado um grande número de pessoas buscarem iniciativas no sentido de minimizar, adiar ou retardar esse processo. A partir da procura por opções não cirúrgicas antienvelhecimento, surgiu um novo conceito de beleza: a harmonização facial, também chamado de rejuvenescimento volumétrico, cuja técnica está diretamente relacionada ao uso de preenchedores, bioestimuladores de colágeno e toxina botulínica.
Para que se reestruture essa inversão do triângulo facial adquirida com o envelhecimento, é necessário abordar os quatro pilares principais: flacidez cutânea, reposicionamento dos compartimentos de gordura, ação muscular depressora e promover uma sustentação profunda decorrente da reabsorção óssea.
O Preenchimento é uma das etapas de maior destaque, pois visa corrigir assimetrias, rugas, reposicionar os coxins gordurosos suavizando o aspecto de rosto caído, olhar cansado além de equilibrar os contornos faciais. Este procedimento tem como o produto mais utilizado e seguro o Ácido Hialurônico, material biocompatível, que onde colocado, estimula a produção de colágeno e elastina, restaurando e combatendo o efeito do envelhecimento. Sua durabilidade se estende a um ano da data de aplicação, sendo necessárias aplicações conforme a particularidade de cada paciente.
Já os Bioestimuladores de colágeno são indutores da produção de colágeno, promovem uma redução da flacidez cutânea devolvendo firmeza e atenuação das rugas. Os produtos utilizados são o Sculptra (ácido poli-L-láctico); Radiesse (hidroxiapatita de cálcio) e Ellansé (policaprolactona). São produtos que devolvem a qualidade da pele de forma gradativa ao longo dos meses. A resposta ao tratamento se inicia após 30 dias da primeira aplicação podendo trazer resultados em até 6 meses, sendo indicadas 3 sessões com intervalos de 30 à 45 dias.
A Toxina Botulínica é uma substância originada de uma bactéria chamada clostridium botulinum, possui propriedades que ajudam a inibir a contração dos músculos e desta forma, reduzir as linhas de expressão. Pode ser utilizado para correção do sorriso gengival, afunilamento da face, elevação da ponta nasal, além de melhora no contorno da sobrancelha.
Outras técnicas como colocação de fios, peelings, tratamento para clareamento de manchas com ou sem tecnologias e uso de aparelhos como ultrassom microfocado e radiofrequência microagulhada também podem ser associados para uma melhora da qualidade da pele e reposicionamento das estruturas. Desta forma torna-se indispensável a avaliação de seu Dermatologista afim de definir qual o tratamento mais indicado para cada caso.