“Socorro, meu cabelo está Caindo!”
Para começo de conversa
Sabe-se que a queda capilar é um problema crônico que atinge milhões de homens e mulheres em todo o mundo. É de extrema importância a identificação da causa para enfoque no tratamento mais adequado. Perder cabelo é normal e a quantidade de queda diária varia de acordo com cada pessoa. A grande maioria das literaturas considera uma queda normal de 100-150 fios/dia.
Afinal, quando devo procurar um profissional?
Alguns sinais podem sugerir a necessidade de uma investigação em relação a esse assunto, tais como:
• Identificação de grande quantidade de fios espalhados pela casa e/ou móveis;
• Aumento de fios retidos na escova de pentear;
• Percepção de “rabo de cavalo” mais fino (em casos de cabelos longos);
• Aparecimento de rarefação ou “aumento de testa” em fotografias.
Quem devo procurar?
O profissional mais indicado para o cuidado específico do seu cabelo é o tricologista. A tricologia é uma especialidade médica dedicada ao tratamento das doenças e distúrbios do couro cabeludo, podendo ou não estar aliada à terapia capilar cujo foco se faz com o cuidado dos fios/hastes.
Do diagnóstico ao tratamento existem inúmeras doenças relacionadas à queda capilar, sendo as principais: distúrbios de sono, estresse, alterações hormonais, pós-parto, doenças reumatológicas ou endócrinas, carência de vitaminais ou ainda associação genética (herança familiar). Para que a causa base seja investigada e tratada de forma precisa o tricologista pode lançar mão de exames laboratoriais, exames de imagem (tricoscopia) e exames de análises de amostras (biópsia e tricograma).
O tratamento é personalizado e pode variar desde simples cuidados domiciliares, com a utilização de tônicos, shampoos ou loções, até tratamentos intensivos, minimamente invasivos, em centros de terapia capilar (microagulhamento, laser/LED, alta frequência, MMP, entre outros).
Conclui-se que ao contrário das últimas décadas os tratamentos capilares não são mais limitados apenas a medicações como Minoxidil e Finasterida. O avanço tecnológico permitiu o alcance de diagnósticos precisos e tratamentos eficazes para cada caso.
Se algumas dessas situações está acontecendo com você procure um especialista.