“Doutor, eu já usei aparelho, mas meus dentes voltaram a entortar!'
Essa é uma das frases mais tristes para um ortodontista, apesar de muito comum, pois significa que um tratamento teve sucesso, mas com o tempo, perdeu qualidade e jogou fora meses de terapia.
Bom, mas o que se deve fazer nessa situação? Calma, nem tudo está perdido, afinal, raramente há uma recidiva total (tendência de o problema voltar ao que era antes do tratamento). Geralmente, é apenas parcial. O mais importante é procurar um especialista em ortodontia imediatamente. Ele encontrará a falha no protocolo de contenção pós-tratamento.
Após a remoção do aparelho e a alta do ortodontista, inicia-se uma nova etapa e, talvez, a mais importante: a proservação, que consiste em um protocolo de contenções (geralmente uma barra fixada “nas costas” dos incisivos inferiores – figura 1 - e um aparelho removível superior) e acompanhamento. Se essas contenções forem corretamente usadas e o ortodontista agendar consultas com a frequência de uma a duas vezes ao ano para controle, raramente os dentes sofrerão qualquer mudança em seu posicionamento. Se o ortodontista não prescrever contenções, é quase certo que os dentes mudarão suas posições. E se você não as usar, também.
Caso os dentes já tenham entortado, uma avaliação deve ser feita para um “retratamento ortodôntico, seja com bráquetes metálicos (aparelho tradicional), seja com bráquetes estéticos (mais discretos: porcelana etc.), seja com alinhadores invisíveis removíveis. O lado positivo dessa história é que os “retratamentos” são, geralmente, de duração mais curta. É possível, inclusive, que o aparelho nem seja colocado em todos os dentes (aparelho fixo parcial), o que reduz, e muito, o investimento.
A equipe Gregorio Ortodontia, com 30 anos de experiência, concorda com a ortodontia contemporânea, quando afirma que a parte mais desafiadora e imprevisível do tratamento ortodôntico é a fase pós-tratamento, pois é comum o paciente nunca mais “dar as caras” no consultório, tampouco ser assíduo no uso das contenções. Acreditamos, porém, que o paciente bem esclarecido por seu ortodontista, entende que os dentes provavelmente entortarão se não houver o cuidado correto e cumprirá o protocolo proposto pelo profissional.
Se você está descontente com as modificações que os dentes sofreram desde que você tirou o aparelho (exemplo figura 2), a primeira coisa a fazer é ter coragem, motivação de procurar ajuda, afinal é provável que os dentes continuem se movimentando e, em pouco tempo, o quadro se agravará. A frustração de ter jogado dois anos de tratamento fora não pode ser maior que a vontade de ter, definitivamente, um sorriso PERFEITO! Procure um ortodontista e lembre-se de conferir se ele é especialista! A equipe Gregorio Ortodontia coloca-se sempre à disposição para maiores esclarecimentos sobre essa ou qualquer outra dúvida. Procure-nos!