Ética nas Relações Humanas
As relações interpessoais são o principal fator de percepção de felicidade na vida de um ser humano, sendo assim importante nutrir relacionamentos saudáveis para viver com satisfação. A Ética é um recurso que nos facilita viver com os outros.
Uma maneira ética de nos relacionar é fazê-lo de modo que tanto eu quanto o outro fiquemos bem. É agir de forma a que todos os envolvidos naquela interação saiam com maior potência do que quando entraram.
Em tempos em que aparenta ser mais importante estar certo do que conviver bem com as pessoas ao nosso redor, até mesmo gestos simples como dizer “obrigado” e “me desculpe” estão sendo deixados de lado. E quanto mais próximas as pessoas, mais comumente preferimos deixar o assunto de lado até cair no esquecimento, em vez de resolvê-lo de uma maneira saudável. Esquecemos também de dizer “eu te amo” para as pessoas que mais amamos, simplesmente por parecer óbvio e não “precisar” mais ser dito.
Agir com ética nas relações humanas é assumir que nós somos os protagonistas de nossas próprias vidas, e sempre temos opções e escolhas a realizar em nossos relacionamentos. Ao mesmo tempo em que podemos colocar a responsabilidade, a culpa ou as falhas no outro, por outro lado podemos buscar dentro de nossas próprias capacidades as ações que permitam a boa convivência e a formação de vínculos afetivos positivos.
Se você sente que seus relacionamentos já foram, ou poderiam ser melhores, busque implementar a Ética nas suas relações: troque as disputas de poder pela resolução do problema, o rancor pelo perdão, a culpa pela redenção, a manipulação pela clareza, o ataque pelo respeito, e veja o impacto disso nas suas relações e por consequência no seu próprio bem estar.
A psicoterapia também pode ser uma ótima ferramenta para desenvolver relações saudáveis através da ética, então se você sente essa dificuldade ou entende que é algo importante para você, pode buscar um psicólogo.