É possível acabar com os vasinhos e as varizes sem agulhas e sem cortes? E ainda, sem precisar ficar
A resposta para essa pergunta que é um tabu para muitas pacientes é simples: SIM. Hoje, utilizando as mais atuais técnicas e tecnologias empregando o uso de LASER o médico vascular capacitado pode eliminar os vasinhos e as varizes sem precisar do uso de agulhas, de cortes e ainda SEM PRECISAR DE REPOUSO.
Agora que já sabemos que essa incrível evolução é possível, vamos os detalhes sobre como funcionam esses tipos de tratamentos.
As varizes surgem quando as veias enfraquecem e a maioria das vezes isso ocorre por causa genética e a associação com outros fatores como a gravidez, os hormônios femininos e também o fato de trabalhar muito tempo sentado ou em pé.
Quando a veia sofre essa alteração, ela fica enfraquecida e consequentemente dilata, prejudicando assim a circulação, e ainda causando um grande incômodo estético, uma vez que aparecem nas pernas as varizes e os vasinhos.
Com a utilização de aparelhos de Laser, hoje conseguimos eliminar tanto as varizes mais grossas, como também os vasinhos mais finos que aparecem na pele, com tons azulados ou vermelhos.
Para o tratamento dos vasinhos, é utilizado Laser transdérmico. Essa tecnologia consiste em um equipamento que emite uma fonte de luz que vai passar pela pele e aquecer o vaso, e consequentemente, o vasinho vai fechar e ser reabsorvido pelo organismo.
Existem alguns aparelhos disponíveis no mercado, e cada um deles quando utilizado pelo médico vascular, recebe uma programação específica que considera a modalidade do equipamento e as características específicas de cada paciente como os tipos de pele e dos vasinhos.
É possível ainda o procedimento a laser ser realizado em conjunto com outro método de tratamento, como por exemplo, a associação com a escleroterapia ampliada, que é um excelente método utilizado para tratar as microvarizes e os vasinhos.
Para o tratamento das varizes, é utilizado o Endolaser que consiste em um equipamento que emite a fonte de energia por uma fibra que fica dentro da veia e para isso, muitas vezes não é necessário realizar cortes.
Esse procedimento é realizado com auxílio de um aparelho de Ultrassom que permite ao médico vascular visualizar em tempo real qual é o local exato onde será aplicado o laser. As principais vantagens desse procedimento, na maioria das vezes não é necessário realizar cortes como nos procedimentos convencionais e o tempo de repouso é mínimo e, em alguns casos, dispensável.
A escolha do procedimento a ser utilizado é realizada pelo médico vascular após uma minuciosa avaliação do estado de saúde geral e da saúde vascular de cada pessoa. Após essa avaliação, o médico irá explicar sobre cada método de tratamento disponível e as opções que geram melhores resultados para cada caso.
Alguns procedimentos possuem restrições a determinados pacientes e, sempre que for realizado um tratamento, as recomendações de cuidados antes e após o procedimento devem ser seguidas por todos.
Quando o tratamento das varizes e vasinhos é bem indicado e todos os cuidados são seguidos, os resultados são satisfatórios, melhorando a circulação e prevenindo a evolução da doença. Caso você sofra com varizes ou vasinhos, procure um médico vascular capacitado para realizar uma avaliação e cuidar de sua saúde.