BLEFAROPLASTIA

CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS

A cirurgia estética das pálpebras tem por objetivo remover os excessos de pele, bolsas de gordura e parte das rugas desta região que fazem o olhar apresentar um aspecto triste e cansado. Esses fatores envelhecem a região dos olhos. A blefaroplastia tem por objetivo o rejuvenescimento da área periorbitária.

O olhar humano é condição fundamental na estética facial. A blefaroplastia é cirurgia comum a pacientes do sexo masculino ou feminino.

Hoje temos tratados de cirurgia palpebral e periorbitária com 1200 páginas sobre o tema, porém não podemos deixar de ressaltar a importância do livro do Prof Raul Loeb, da escola paulista de medicina – UNIFESP, um livro de 188 páginas, publicado em 1988. Um marco na cirurgia palpebral e periorbitária mundial.

1988 – 185 páginas

Como é a cirurgia de blefaroplastia?

Serão realizadas incisões sobre, próximo, ao sulco palpebral superior na pálpebra superior e o Cirurgião Plástico realizará a cirurgia para melhorar as estruturas musculares, bolsas de gorduras e pele. Na pálpebra inferior a incisão e da devida distância do tarso inferior onde esta os cílios, com a correção da estrutura muscular, das bolsas de gordura e da pele.

Pode-se realizar blefaroplastia só na pálpebra superior, só a pálpebra inferior ou em ambas – superior e inferior. Realizando pálpebra superior e inferior a duração da cirurgia é de aproximadamente 2h. Retira-se os pontos no 5º ou 6º dia de pós operatório.c

Modernamente é importante você reestruturar o ROOF (Retro-Orbicularis Oculi Fat) e o SOOF (Sub-Orbicularis Oculi Fat)

A realização de videoendoscopia para região frontal (testa), frontoplastia videoendoscópica (frontoplastia funcional – trabalha com o antagonismo muscular), pode otimizar ainda mais os resultados da blefaroplastia com cicatrizes na região de couro cabeludo. Excelente técnica que realizo e gosto muito dos resultados por seus resutados e durabilidade quando associada à blefaroplastia. A videoendoscopia facial realizada para o rejuvenescimento facial é uma excelente cirurgia.

Sobra de pele em pálpebra superior direita

Qual é o tipo de anestesia para realizar uma blefaroplastia?

Anestesia exclusivamente local, anestesia local e sedação, anestesia geral.

Pode ser feita em clínica legalizada e ou em Hospital. Não há necessidade de se ficar internado, alta no mesmo dia

Quais são os cuidados no pós operatório de blefaroplastia?

Realizar os curativos prescritos pelo médico e os medicamentos, evitar sol, não forçar excessivamente a visão, evitar traumas local

A volta as atividades normais poderão ocorrer entre 7 e 10 dias de pós operatório.

Complemento a manutenção no pós operatório com o uso de cremes específicos para cada caso que eu fiz as fórmulas.

Quais as intercorrências mais comuns na blefaroplastia?

Edema local, equimose, hematoma, infecção, assimetrias, olho seco, cicatriz visível, dificuldade para fechar os olhos – pálpebra superior, sclera show, ectrópio, olho encovado

Blefaroplastia superior esquerda

Compartilhar Matéria:

Dr. Joao Cantarelli

Cirurgião plástico

CRM/SP 79.200 / RQE 15.846

Conteúdos relacionados:

Veja mais tipos de conteúdos