Cirurgia Endoscópica da Orelha

A cirurgia da orelha é realizada há muitos anos, seus principais objetivos são, correção anatômica, funcional e erradicação das doenças que acometem o ouvido humano. Nas últimas décadas houve um enorme desenvolvimento dos equipamentos e materiais cirúrgicos, como também nos exames de imagem, permitindo um diagnóstico preciso e tratamento mais precoce.

Há vários anos a cirurgia otológica é realizada com o uso dos microscópios, e a tecnologia favorece o uso, com excelentes equipamentos, ótima resolução e imagens fantásticas, porém sempre houve certa dificuldade em acessar alguns pontos específicos da orelha, devido ao seu pequeno espaço e anatomia peculiar.

Percebendo essa dificuldade a cirurgia endoscópica veio aprimorar as cirurgias otológicas, melhorando a visualização e exploração da orelha, mostrando mais detalhes que antes não eram percebidos pelos cirurgiões.

É importante salientar que o endoscópio não veio para tomar o lugar do microscópio, mas sim para complementar e agregar nas cirurgias otológicas.

As vantagens da cirurgia otológica endoscópica:

• Acesso cirúrgico menos invasivo (grande parte das cirúrgicas feita pelo próprio conduto audito), sem corte externo.

• Visão cirúrgica ampla 

• Visão total da membrana do tímpano em uma só imagem

• Possibilidade de visualização dos recessos (espaços) com muito mais facilidade e nitidez, onde talvez com o microscópio não seria possível.

• Realizar revisão da cirurgia realizada com o microscópio, garantido a remoção completa das doenças e tumores que acomete o ouvido.

Cirurgias otológicas que podem ser realizadas com o auxilio do endoscópico:

• Colocação de tubo de ventilação / Miringoplastias / Timpanoplastias /Estapedectomia / Remoção de tumores da orelha média.

Compartilhar Matéria:

Dr. Adriano Guimarães Reis

Otorrinolaringologista

CRM 180.092 | RQE 77.962

Conteúdos relacionados:

Veja mais tipos de conteúdos